Redes sociais 7 erros para evitar em seu negócio

Que as redes sociais já se tornaram uma grande necessidade para as empresas, isto todo mundo já sabe, já que a cada ano cresce mais o número de pessoas que ingressam nessas redes e por meio delas criam conceitos de marcas e passam a conhecer produtos e serviços que atendam as suas necessidades.

Mas para muitas empresas, estar nas redes sociais não tem sido tão vantajoso assim. E a causa disso pode estar em algumas erros comuns que muitas companhias comentem em seus negócios.

Pensando neste assunto, separamos 7 erros em redes sociais para você conhecer e evitar em seu negócio. Veja:

Redes Sociais: 7 erros em redes sociais que sua empresa deve evitar

1- Não ser sociável

Este pode até parecer um erro contraditório, já que as redes sociais servem para se socializar como o próprio nome sugere. No entanto, é muito comum observarmos empresas de pequeno a grande porte, deixando de interagir com seus seguidores. Desta forma, criam perfis e fan pages e simplesmente não respondem comentários, não publicam novidades e não promovem nenhuma interação com o público.

Assim, se sua empresa tem cometido este erro, está na hora de reavaliar que esta falta de interação pode afetar a marca e até mesmo os resultados nos negócios.

2- Não entender as diferenças entre as redes sociais

Se toda rede social fosse igual, então provavelmente não existiriam as diversas opções que temos atualmente. Neste caso, não compreender as diferenças entre cada uma delas também é um erro cometido por muitas empresas.

Cada rede social tem a sua particularidade, e o que funciona com uma pode não necessariamente funcionar com a outra. Quer alguns exemplos?

O Facebook é mais interessante para compartilhar fotos e vídeos;
O Twitter é mais interessante para postagens em tempo real;
O Instagram é mais eficiente quando se deseja falar dos bastidores do seu trabalho;
Já o Google Plus é mais recomendado para compartilhar links e ainda ajudam o seu site em termos de SEO;

3- Abusar da pessoalidade

Assim como o excesso de impessoalidade pode afetar negativamente a marca da sua empresa nas redes sociais, o exagero de linguagem pessoal também pode ser um grande erro.

Neste caso, recomenda-se evitar abordar e opinar sobre assuntos relacionados à religião, política, entre outros (ao menos que sua empresa atue em segmentos que aborde tais assuntos).

Criar uma persona também pode ser interessante para obter uma linguagem com seu público. Um exemplo é a loja Magazine Luiza, que criou um avatar para interagir com o seu público nas redes sociais de maneira diferente.

4- Copiar conteúdos

Outro erro muito cometido em mídias sociais, está em copiar conteúdos de outros sites, blogs ou mesmo de fan pages de outras empresas.

Além de demonstrar falta de originalidade, a cópia de conteúdos irá dificultar a sua missão em ser uma autoridade em sua área.

Entenda que não há mal algum em compartilhar fotos, vídeos, infográficos e demais conteúdos que sua empresa ache relevante. Porém, sempre que possível opte por criar conteúdos próprios e originais. Isto fará com que suas postagens tenha mais chances de ser curtida, compartilhada e assim traga resultados positivos para o seu negócio.

5- Implorar por curtidas e compartilhamentos

É fato que toda empresa deseja ter um bom status nas redes sociais, obtendo curtidas e compartilhamentos que gerem maior alcance de sua marca. Mas este sucesso deve ser um processo natural com a publicação de conteúdos relevantes e realmente interessantes para o público.

Neste cenário, um grande erro que algumas empresas comentem nas mídias sociais é praticamente implorar para obter curtidas e compartilhamentos em seus conteúdos. Este tipo de prática, além de ser algo chato, ainda traz uma desvalorização da empresa perante o seu público. Portanto, se você deseja obter o sucesso da sua empresa nas redes sociais, comece já a divulgar conteúdos que realmente traga retornos positivos de forma natural.

6- Criar atritos com o público-alvo

Atualmente as redes sociais não é vista somente como um canal de interação e engajamento com público. Isto porque este recurso se tornou também um canal de comunicação onde as pessoas podem dar feedbacks positivos ou negativos em relação à empresa.

Neste caso, outro erro que algumas empresas cometem, está em criar atritos com o público devido à comentários negativos feitos no perfil da companhia.

Para evitar esta falha grave, é fundamental usar o bom senso e estar disposto a solucionar os conflitos da melhor forma. Assim você consegue proteger a sua marca e evita que outras pessoas tenham impressões negativas sobre sua empresa.

7- Não se atentar ao comportamento do público

Deixar de observar o comportamento do seu público, também é um erro que pode comprometer o sucesso de sua empresa nas redes sociais.

Se uma pessoa decidiu seguir uma de suas redes é porque ela se identificou com a sua marca, ou com o que sua empresa tem para compartilhar. Para manter este seguidor engajado, é importante prestar atenção no comportamento dele.

Observe quais conteúdos geram um maior retorno, e fale mais sobre eles. Analise a recepção do seu público a novidades, e entenda o que está dando certo e o que não está. São estes dados que te ajudarão a produzir conteúdo relevante, mantendo a sua audiência comprometida com a sua marca.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e saiba como obter sucesso nas redes sociais com seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *